domingo, novembro 18, 2012

O homem e a sua alma


Continuamos os nossos comentários sobre o Credo, ainda no primeiro artigo: “Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis”.
1. A vida na Terra, com toda a sua riqueza geológica e sobretudo com a sua biodiversidade, com extraordinária variedade de seres vivos que nela existem, e em especial de animais de tantas espécies, é assombrosa, admirável, e todo o Universo, com os seus 15 mil milhões de anos (ou talvez um pouco menos: 13, 73 mil milhões de anos), é de uma grandeza fascinante, mas toda esta maravilha ficaria na sombra, não seria valorizada por ninguém – a não ser pelo próprio Criador e pelos Anjos – se não houvesse um ser com um olhar capaz de admirar e uma mente capaz de pensar e uma vontade capaz de pôr em marcha uma infinidade de acções e actuações.
O mundo seria uma imensa paisagem deslumbrante, mas sem ninguém para a contemplar, se não existisse o homem. E, se não existisse o homem, Deus não teria um «interlocutor», não existiria neste mundo nenhum ser «capaz de Deus» (Catecismo da Igreja Católica, n. 35), alguém que O pudesse conhecer, amar e servir livremente, encontrando aí a sua plena felicidade.
Mas o homem existe, e sendo uma espécie entre outras, está ao mesmo tempo tão acima das outras, é tão diferente, está num outro nível!
2. Qual é a principal diferença entre nós, seres humanos, e os outros animais? Espontaneamente diríamos: o nosso cérebro! Na verdade, orgulhamo-nos muito do nosso cérebro, embora haja muitos animais que têm um cérebro com a mesma estrutura que o nosso, por exemplo os ratos e os macacos… Alguns animais têm um cérebro «pequeno», outros têm um cérebro «médio», e nós temos um «supercérebro».
No entanto, segundo a Sagrada Escritura (e também, julgo que o podemos afirmar, segundo a ciência), não é o tamanho do cérebro nem o revestimento do corpo que torna os humanos especiais. Como escreveu um cientista (judeu) norte-americano: “Nós somos qualitativamente diferentes das outras formas de vida. Aquilo que separa os homens de outras formas de vida é a nossa alma espiritual” (Gerald L. Schroeder, Deus e a ciência, Europa-América, 1999, p. 155). (Do mesmo autor: God According To God, HARPERCOLLINS PUBLISHERS INC, 2010)
Talvez se possa descobrir na Sagrada Escritura a alusão a duas fases muito distintas no processo de origem do homem: primeiro, a formação (Génesis 1, 26) e depois a criação propriamente dita (Génesis 1, 27). De facto, a formação do corpo humano pode ter levado milhares de anos a acontecer.
Já o Papa Pio XII, em 1950, na Encíclica Humani Generis, admitia que era lícito buscar “a origem do corpo humano numa matéria viva preexistente”, acrescentando que “a fé nos obriga a reter que as almas são directamente criadas por Deus” (n. 50).
3. Antes do primeiro homem, a quem a Bíblia chama “Adão” (nome que vem de adamah, que significa terra ou solo), houve seguramente muitos hominídeos pré-humanos. “Criaturas menos humanas, com corpos parecidos com os homens e cérebro, existiram antes de Adão” (escreve o mesmo cientista).
Mas o primeiro homem, Adão, só existiu quando recebeu de Deus uma alma espiritual. E isso não durou séculos nem milénios. A criação da sua alma foi instantânea. E então o homem passou a ser o que é, e que os outros pré-humanos ainda não eram nem nunca viriam a ser. Aliás, todos se extinguiram. Só ficou o homem.
A criação de Adão (ícone russo contemporâneo)
Sobre a alma, o recente Catecismo para Jovens, chamado Youcat, diz o seguinte: “A alma é o que faz cada pessoa ser humana, isto é, o seu princípio de vida espiritual, o seu íntimo. A alma faz com que o corpo material se torne um corpo vivo e humano. Através da alma, o ser humano torna-se um ente que pode dizer "eu" e permanece diante de Deus como um indivíduo inconfundível” (n. 62).
Já o Catecismo da Igreja Católica recorda: “A Igreja ensina que cada alma espiritual é criada por Deus de modo imediato e não produzida pelos pais; e que é imortal, isto é, não morre quando, na morte, se separa do corpo; e que se unirá de novo ao corpo na ressurreição final” (n. 366).
4. Com o homem, constituído de corpo e alma, uma mudança imparável no mundo começou a acontecer. Vejamos só alguns eventos. Por volta de 6000 a.C. foi inventado o arado. Esta invenção aconteceu na Mesopotâmia, que seria a terra de Abraão 2000 anos depois. Apareceram as primeiras aldeias, por volta de 5000 a.C. Começou o cultivo de cereais. Surgiu a cerâmica. Por volta de por volta de 3000 a.C., surgiram as primeiras cidades, e na Suméria foi inventada a escrita, não a escrita em alfabeto, mas a escrita “cuneiforme”, e depois a escrita hieroglífica, no Egipto. E então acabou a Pré-História, começou a História.
Enriquecido com a alma espiritual, o homem já não está irresistivelmente dominado pelos instintos, e é capaz de viver em sociedade. E sobretudo é capaz de ter objectivos e de querer ser melhor. Por exemplo, uma pessoa egoísta ou avarenta, pode desejar ser generosa, e pode consegui-lo!
A alma não se vê, é completamente espiritual. “Não obstante, as provas arqueológicas confirmaram a nossa herança bíblica”, escreve também Gerald L. Schroeder (p. 168).
5. A criação da alma por Deus foi revelada na Sagrada Escritura e é objecto de fé. Na luz da fé percebemos ainda mais claramente que “Deus tudo criou para o homem, mas o homem foi criado para servir e amar a Deus, e para Lhe oferecer toda a criação” (Catecismo da Igreja Católica, n. 358).
Percebemos também, como se lê no Youcat, que “todos os seres humanos são iguais na medida em que tem origem no mesmo único amor criativo de Deus. Todos os seres humanos têm em Jesus Cristo o seu salvador. Todos os seres humanos estão ordenados a encontrar em Deus a felicidade e a eterna bem-aventurança. Assim, todos os seres humanos são irmãos e irmãs” (n. 61).
E percebemos claramente ainda que “os cristãos devem viver a solidariedade não apenas com os outros cristãos, mas com todos os seres humanos, opondo-se energicamente à desintegração da família humana, causada por motivos racistas, sexistas e economicistas” (ibid.).
Portanto, e concluímos com o Livro dos Provérbios, citado neste mesmo número: “Abre a tua boca a favor dos que não têm voz, pela causa de todos os fracos”. (Provérbios 31,8).


Sem comentários:

Enviar um comentário